Imprimir

"Hands on"

Sinopse

Diante da constante necessidade de alto nível de profissionalismo exigido da área de saúde e em especial no contexto em que se insere a fisioterapia intensiva, é imperioso que a formação profissional consista em uma associação entre um consistente embasamento teórico acompanhado por uma habilitação/capacitação prática adquirida mediante atendimento e vivência adquirida beira-leito.

Diante do exposto, a Iapes – Instituto Amazonense de Aprimoramento em Ensino e Saúde, uma das mais conceituadas empresas educacionais em terapia intensiva, oferece uma oportunidade singular no que concerne à instrumentação para a formação do fisioterapeuta intensivista: o conceito internacional “Hands on em Fisioterapia intensiva”, que consiste basicamente na preparação do futuro intensivista, cujos pilares fundamentais se alicerçam na excelência profissional durante a prestação de serviços à pacientes criticamente enfermos internados na UTI.

Fisioterapia Oncológica

Sinopse

A vida humana é um bem precioso de valor inestimável. A saúde, um meio que permite que esta seja desenvolvida em sua total plenitude. Indissociáveis, juntas carregam uma ideia real de possibilidades e realizações. O câncer é devastador! Não só para a pessoa objeto como para seus familiares. O sentido de plenitude imediatamente é perdido e os sonhos de realizações futuras abandonados. O paradigma câncer-morte, ainda incrustado em nossa prática médica atual, aos poucos vem sendo abandonado. Os avanços técnico-científicos de nossa era, por ora, jogam em nosso favor e garantem ao paciente oncológico uma esperança, mesmo que tênue, da tão almejada cura.

Neste contexto, a fisioterapia onco-funcional ganha espaço na medida em que garante a qualidade de vida e a dignidade ao portador da enfermidade oncológica. Com o crescimento da expectativa de vida pós neoplasia, as disfunções orgânicas e sequelas sejam provenientes da progressão tumoral, sejam pelo tratamento anti-neoplásico adotados, repercutem diretamente sobre a funcionalidade do paciente e trazem consigo perdas consideráveis no que tange o retorno às atividades diárias e ocupacionais rotineiras.

Manual Rotinas - UTI

Sinopse

A Fisioterapia intensiva necessita de profissionais com formação reflexiva e critica, que permitem ao Fisioterapeuta intensivista desenvolver ações assistências que permitem superar os desafios clínicos e funcionais do paciente critico, que normalmente apresenta um quadro clinico flutuante, exigindo uma maior complexidade nos processos diagnósticos, terapêuticos e na tomada de decisões. Embora seja uma especialidade reconhecida recentemente, 11 de outubro de 2011, é uma das especialidades da Fisioterapia que concentra um grande número de profissionais, que no Brasil são fundamentais em seus setores de trabalho e que no caminho do respaldo científico vem com seu trabalho nas unidades de terapia Intensiva (UTI), diminuindo as complicações funcionais, diminuindo a mortalidade e principalmente melhorando a qualidade de vida após a alta hospitalar.